#ws #ws

A Ìwé Ìmọ̀

Mais do que um site, a Ìwé Ìmọ̀ é uma ideia, um conceito de transmissão de informações.

 

O projeto Ìwé Ìmọ̀ – Candomblé sem Segredos, conta com uma rede de comunicação que inclui uma fanpage, cujo endereço é www.facebook.com/candomblesemsegredos, uma conta no Instagram, o qual pode ser localizado como https://www.instagram.com/iweimo/ e uma no Twitter, cujo endereço é https://twitter.com/iweimo

 

O projeto que teve início em 26 de janeiro de 2014, foi idealizado por Gill Sampaio Ominirò, que administra, atualiza, cria as imagens e escreve os textos para todos os canais.

 

A expressão que dá nome à esta ideia, reflete exatamente o que queremos transmitir:

 

 

 

Por “livro”, pode-se entender todo tipo de transmissão de conhecimento escrito, como o próprio livro físico ou por outros meios como áudios (cd’s e mp3), vídeos (Youtube), e-books ou os canais de comunicação digital da Internet como as Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram etc.).

 

Por “saber”, pode-se entender todo conhecimento, todo conteúdo que possa ser transmitido através dos meios acima citados, mas também através da oralidade. Os meios de comunicação modernos, sejam físicos ou virtuais, não devem desprezar a oralidade. Pelo contrário, a oralidade sempre será uma aliada, porém precisamos definir seu lugar, nos dias atuais, como coadjuvante neste processo de aprendizado, tendo em vista que ao ser ela protagonista da transmissão de conhecimentos, tornar-se-á uma inimiga das religiões afro-brasileiras.

 

A transmissão de informações somente pela oralidade vem deturpando o significado e o significante do conhecimento, pois se torna passível da interpretação do emissor e também do receptor destas informações. Afinal, como diz um dito muito popular: quem conta um conto aumenta um ponto.

 

Gill Sampaio Ominirô é bàbálòrìṣà, ọmọ Ọ̀ṣun, cientista social, linguista e pesquisador de Candomblé. É filho de Ìyá Nitinha de Ọ̀ṣun (in memoriam), antiga ìyá kékeré da Casa Branca do Engenho Velho, o venerável Ilé Àṣẹ Ìyá Nasò Oká, e ìyálòrìṣà do Àṣẹ Ìyá Nasò Ilé Ọ̀ṣun, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

 

O objetivo primaz da Ìwé Ìmọ̀ é transmitir conhecimentos sem as amarras que limitam o acesso às informações sobre a religião dos Òrìṣà. Diferenciando-a, então, do culto destas divindades na yorubalândia, centro cultural de origem das divindades cultuadas no candomblé.

 

O intuito do objetivo acima é, através do conhecimento, dirimir preconceitos e combater a intolerância religiosa, esta que é intrinsecamente fruto do racismo étnico que permeia a sociedade brasileira.

 

Também é objetivo do projeto, como dissemos, reconhecer o valor da tradição escrita, mas não em detrimento da tradição oral, esta tão importante para a criação e permanência do Candomblé no Brasil no período de sua fundação.

 

Não há pretensões de criar polêmicas, ditar regras ou normas, ou modificar tradições do Candomblé, mas sim, transmitir o maior volume de informações possíveis a um maior número de pessoas, sejam elas adeptas desta religião ou não.

 

Todos os textos, traduções de cânticos, oriki e demais criações do site, da fanpage e do Instagram são de autoria de Gill Sampaio Ominirò, e todas as reproduções estão autorizadas desde que sejam mencionados a fonte e seu autor e que a finalidade destas reproduções sejam para beneficiar as religiões afro-brasileiras ou de matriz africana e não para fomentar preconceitos ou a intolerância religiosa.

 

Gill Sampaio Ominirò

 

A identidade visual do projeto, assim como a logomarca foram criados pelo publicitário Jefferson Paulino, proprietário da Imagmais, www.imagmais.com.br, agência de publicidade especializada em Marketing Digital, a partir das ideias de Gill Sampaio.

 

 

Comentários

Lucio em 22/03/2017 19:19:18
Boa noite!

Muito interessante esse site, parabéns!
Senti falta de dados sobre os orixás funfuns, suas origens e cidades de culto na Nigéria.
Joaquim Azevedo em 22/07/2016 01:02:14
Olá, irmão! Que Ogun, senhor da tecnologia possa abençoar seu maravilhoso projeto. Que minha vó, sua Iyá Nitinha, possa se encher de orgulho de ti, por tamanho conhecimento e dedicação. Adupé pelas pesquisas e transmissão de saber. Abraço e bênção!
José Alessandro Gomes Martins em 25/06/2016 18:18:01
Gostaria que indicassem um nome de um livro, para aprender o dialeto em Yorubá e outros livros que conte a história dos Voduns.
Jarbas em 26/03/2016 21:07:54
Parabéns, um site muito bom onde conseguimos encontrar respostas pra nossas dúvidas coisa que mão encontramos mas em muitas casas de axé por aí,parabéns a quem teve essa bela iniciativa,pq pra quem quer aprender e aprender direito está no caminho certo
Ricardo Odęşólà em 08/02/2016 22:19:35
Parabens a todos os senhores(as) pela página no facebook, pelo site e pelo instagram onde acompanho.
Apenas o instagram que está parado por muito tempo.
Fabio em 31/08/2015 19:54:33
Ótimo Site para alguns esclarecimento e estudos
Adilson Garcia Jr em 25/03/2015 08:53:34
Prezados Bom Dia,

Me sentir hoje mergulhado em um site onde transmite, um mundo misticamente rico em informações sobre essa linda religião, sinceramente amigos vocês estão de parabéns.
Se possível pública informações sobre, Oxaguian suas características e qualidades, sou borizado, e há um tempo atras três mães de santo jogaram para mim e caiu aqui esse surpreendente orixa, e possui poucas informações sobre esse santo, e gostaria de expandir meus conhecimentos sobre o mesmo.
ogan mario ti ogun em 07/10/2014 13:56:12
Muito bom este site ensina de forma simples e responsável. Obrigado !
regis cavalcante em 29/07/2014 23:34:20
gostaria de obiter algumas informações sobre ode danadada o sr tem , fiu inciado nesse ode ja estou 17 anos de santo e tenho poucas informações sobre esse caminho gostaria da sua ajuda

Enviar comentário

left show tsN fwR|left tsN fwR uppercase fsN|left show normalcase fsN fwB|bnull||image-wrap|news normalcase c10|fsN fwR c10 normalcase|b01 c05 bsd|login news fwR c10 normalcase|tsN fwR c10 normalcase|signup|content-inner||