Dia de África
25 de maio no Brasil é a celebração do Dia de África. Um dia especificamente para reconhecer e celebrar a libertação dos países africanos da colonização, bem como as nações descendentes do continente. Este dia especial comemorado em todo o Brasil é um grande exemplo do reconhecimento consistente brasileiro de sua forte ligação com África através da sua população descendente.
História
Chefes de Estado africanos se reuniram na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, em 25 de maio de 1963 para enfrentar a subordinação que o continente vinha sofrendo. A tal subordinação chamou-se colonialismo, neocolonialismo ou partilha da África, que até a data da reunião ainda sofria de apropriação forçada das suas riquezas humanas e naturais.
Na ocasião, fundou-se a Organização da Unidade Africana (OUA), sendo conhecida hoje como União Africana. A ONU, em 1972 reconheceu a importância desse encontro e instituiu o dia 25 de maio como o Dia da África, que simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência.
Categoria: Antropologia, Cultura, História, Transmissão de Conhecimento | |